Atua na prevenção e tratamento de doenças ocupacionais, minimizando os efeitos destas patologias, dentro e fora do ambiente laboral. O investimento em prevenção traz aumento da produtividade para a empresa e melhora da qualidade de vida do trabalhador.
É a especialidade da Fisioterapia responsável pela promoção e reabilitação da funcionalidade do sistema tegumentar (pele). Além do fator estético, trabalha o aumento da auto-estima e equilíbrio emocional. Afinal, o que realmente importa é sentir-se bem consigo mesmo. Indicações terapêuticas: - gordura localizada, - fibro edema gelóide (FEG), - flacidez cutânea e muscular, - estrias, - discromias, - cicatrizes, - rugas, - patologias da pele (rosácea, psoríase, xerose, acne, dermatites e vitiligo), - situações de descontinuidade cutânea como queimaduras e úlceras, - atendimento pré, trans e pós-operatório, - linfedema e mastectomias.
É uma especialidade da fisioterapia que visa a prevenção e o tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório. Melhora a capacidade funcional, respiratória e motora. Trata doenças que atingem o sistema respiratório como a asma, bronquite, insuficiência respiratória e tuberculose.
É a área da Fisioterapia voltada para a promoção, manutenção e recuperação da saúde do idoso, tem como objetivo permitir que o idoso mantenha uma boa qualidade de vida dentro das limitações que a patologia ou a idade lhe impõe. Objetivos específicos: - Aumentar a força muscular, - Melhorar a flexibilidade, - Melhorar o equilíbrio, - Melhorar a qualidade de vida, - Melhorar a coordenação motora, - Prevenir o risco de quedas, - Prevenir complicações respiratórias, - Prevenir complicações cardiovasculares, - Promover independência funcional
A fisioterapia pediátrica centra-se na prevenção de deformidades, aumento da força muscular, equilíbrio e coordenação das crianças e adolescentes. As sessões de fisioterapia pediátrica são individuais e personalizadas a cada criança, respeitando-se as suas capacidades e competências que serão estimuladas através de atividades lúdicas (brincar). indicações terapeuticas: - Patologias do foro respiratório, - Paralisia cerebral, - Síndrome de Down, - Doenças Neuromusculares, - Torcicolo congénito, - Paralisias obstetricias
Consiste numa avaliação e no tratamento das alterações posturais, tais como: - Cifoses, - Lordoses, - Escolioses Através de técnicas específicas, para o reequilíbrio da postura e da atitude. A correção postural pode, ainda, ser feita no âmbito da prevenção, por forma a melhorar a condição física e qualidade de vida.